terça-feira, 21 de setembro de 2010

Lançamento do disco Primeira Pisada


LocalizaçãoComunidade Maloca, no Bairro Cirugia, próximo ao Centro de Criatividade

A Pilão de Pif é uma banda que existe há quatro anos e desenvolve um trabalho de pesquisa, preservação e atualização da arte ligada a cultura dos pífanos. O grupo é formado por Edmar Santos (pífanos), Aragão Santos (pífanos), Betinho Caixa D Água (caixa e percussão) Michel de Paula (zabumba) e Ney (surdo e percussão).
Por ter surgido como folguedo, a Pilão de Pif pode se apresentar tanto em palco como no chão, tanto em reboco como em salão. Tem um pouco de feira, um pouco de baile, e carrega consigo a essência do Mestre Euclides do Treme-Terra do Mosqueiro, pai de Mestre Edmar. O Pilão - que significa utensílio para calcar - assim como o Treme-Terra, faz-se forte pela batida, pela rítmica que define o movimento e o pulsar de uma herança que não se esvaece, ao contrário, que marca tempo nas alegrias sem dia seguinte da cultura popular.
Considerada como terno de pífanos, com uma característica mais urbana, o grupo dedicou-se, no ano de 2009, ao registro de seu primeiro álbum, intitulado de Primeira Pisada. O trabalho foi realizado com recursos próprios e contêm oito músicas, de autoria da própria banda, bem como duas regravações. O disco contou com a participação especial dos pífanos de Meire Barreto em São José, Raiva do Pif e O Canto da Ema, da percussão e composição de Marcio Tito em Meu Pilão de Pif e Raiva do Pif, com Pelé na percussão dessa última.
Para comemorar essa etapa conclusa, a Pilão de Pif está organizando uma grande festa de lançamento do disco que contará com shows da Naurêa, Banda dos Corações Partidos, Dekola, bem como a presença especial da Banda de Pífanos Santa Rita de Tobias Barreto. O evento acontecerá no dia 25 de setembro, às 20h, no pátio interno da Comunidade Maloca. O lançamento conta com o apoio da ONG Instituto Oficina Alternativa, do selo Disco de Barro, Genial Artes, Skol e a Fundação Aperipê.
A Comunidade Maloca fora escolhida por representar muito a origem da cultura dos pífanos, além de ser o bairro de moradia de boa parte dos integrantes da banda. A Maloca situa-se no Bairro Cirurgia, próximo ao Centro de Criatividade.
É com muita energia e alegria que a banda Pilão de Pif convida para compartilhar o lançamento da Primeira Pisada. Aguardamos a sua presença nesse momento tão significativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário