terça-feira, 23 de abril de 2013

Banda Urublues na ativa


RELEASE
BANDA URUBLUES 



HISTÓRICO

Nos idos de 1993 os amigos Fábio, Ferdinando e Magno, sedentos pelo Blues, resolvem montar uma banda na cidade de Itabaiana/SE. E assim é feito. Nasce a URUBLUES! No início da formação prevalecem covers, com poucas autorais. Com o amadurecimento da banda, passam a fazer e tocar mais músicas próprias tendo como principal letrista o baterista, Magno.
Com saída de Magno entra Márcio onde permanece na banda até início do ano de 2010; Fábio e Ferdinando passaram a compor, contando com a colaboração eventual dos demais membros. A banda passou por algumas reformulações desde seu início. Em 2007 entra o gaitista Igor Côrtes que grava a segunda demo da banda - Andarilho - ficando por 2 anos, dando lugar ao gaitista Mateus Santana, músico que fez participações na The Baggios e Lêmures. Devido alguns problemas de ordem pessoal Márcio batera deu lugar a Davi e posteriormente a Ângelo Linhares (Lêmures), retornando finalmente à banda em meados de 2011. Atualmente a banda é composta por: Ferdinando Santos: guitarra e voz; Fábio Santana: baixo; Mateus Santana: Gaita e Márcio: bateria.

PROJETOS ATUAIS
A Urublues vinha apresentando seu novo CD “Andarilho”, preocupando-se ao mesmo tempo em trazer à tona composições antigas ainda não registradas em CD. Este trabalho de resgate já se iniciou em “Andarilho” com o registro em áudio das músicas Howlin’ Wolf, Dois Drinks e um Otário, Conversando com as Baratas, Segunda Feira e Boogie Vigarista. Ainda constam no repertório da 2ª “Demo” as musicas Sem Defesas, Migalhas e Tio Sam que integraram a 1ª Demo, além das inéditas Andarilho e Minha Cede. Esse resgate ainda tem muito “pano para as mangas”, bem como novas composições que integrarão os próximos registros. No momento estamos nos preocupando em novos registros, que se somarão ao resgate do trabalho inicial da banda, apontando também para a possibilidade de inserir covers em apresentações ao vivo. Em 2013 a banda se propõe ao voltar as palcos dando “Uma volta por cima”, música inédita, cuja letra fora escrita por “Magno”, que possivelmente intitulará o novo CD.

CDS E REGISTROS AO VIVO:

1ª Demo: NA ESTRADA DO SOL – Registro realizado em ensaio da banda na cidade de Itabaiana, realizado de forma artesanal com captação de áudio através de sistema de Mini Disc em mesa de 6 canais.
2ª Demo "ANDARILHO"
O segundo CD - Demo - ANDARILHO, lançado em 27 de Fevereiro de 2010 em show no Capitão Cook com a participação das bandas Maquina Blues e The Claptones, conta com músicas antigas porém inéditas (não gravadas anteriormente), dos primórdios da banda, e algumas novas também inéditas, e, tem a participação especial de Leo Airplane (Plástico Lunar) na música Migalhas.Leo Airplane (Plástico Lunar) na música Migalhas.
AO VIVO
Existem outros registros ao vivo em Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Itabaiana e Aracaju e diversas vídeos registrados nas apresentações.
INFLUÊNCIAS: Elmore James, Buddy Guy, Jimmy Page, Hendrix, John Lee Hooker, The Doors, Magic Slim, Luther Allison, Muddy Waters, Stevie Ray Vaughan, Flávio Guimarães, Jeferson Gonçalves, sonny terry, little walter, Peter Mad Cat Ruth dentre outros
Festivais e Shows
Participamos de vários eventos como: NOITE FORA DO EIXO, PUNKA, CAJUROCK, ROCK SERTÃO, EVENTUAL ROCK (Ribeira do Pombal), RUA DA CULTURA, ENEP, EREGENE, ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRA DA UFS, 1º TOBIARTE (TOBIAS BARRETO/SE), BAR CAPITÃO COOK, BAR TEIMONDE, CASA CULTIVA, CONVENÇÕES DE TATOO, 3º ATERNATIVO ROCK IN CANINDÉ, ROCK IN POÇO e CEBOLADA DENTRE OUTROS.

No Rock Sertão 2010 houve o registro em áudio e vídeo pela Rádio e TV Aperipê, cuja apresentação e flashs foram transmitidos ao vivo para o público sergipano

IMPRESSÕES SOBRE URUBLUES

.................. (por: Anselmo Camaleao) ..................

"DOMINGO 17; ESTRADA URUBLUES - Eu senti os espíritos negros americano do Sul do Mississippe manifestarem-se em pleno Constancio Vieira, seus choros de lamentações sonoras ecoaram entre um público apático diante de estandes frios e pouca movimentação. Talvez por se tratar de um fim de expediente, ou apenas de uma work-song. Mas, eles deram seu recado. _ É maravilhoso ta aqui? verbalizou um dos médiuns que daria inicio ao um êxtase translúcido. Um baixo, uma bateria e harmônica (gaita), irradiava reluzindo som rasteiramente belo, indo ao encontro dos acordes destorcidos de uma guitarra desejosa, a geme dor, vida. Transmigrando a uma experiência mística que poucos amantes da música ?Blues? e capaz de entender. Espíritos a procura de corpos, almas elevada e sem destino certo. Era o rito da travessia que se dava ali. Primeiro contato com a estrada, ano 2013. Trilha a ser seguida, entre encruzilhadas metaforicamente falando. Uma complacência divina de homens corajosos, dispostos a continuar cultiva e resgatar do além, silhuetas musicais de antepassados que deram também origem ao Rock roll. Bom pra cassete!!! Gritei transfigurado... I got back to the road. Blues é o lamento do andarilho das estradas."

Resenha pelo jornalista Rian Santos

(Jornal do Dia)

- Na balada de um trem –

O timbre seco da caixa atacada pelo baterista no início do disco Andarilho (lançado em fevereiro) alerta os incautos. Melhor sair da frente, que o trem já vem!

Aqui, todas as premissas do blues são respeitadas, com uma devoção quase religiosa. Da estrutura simples e encorpada, embalada por uma caralhada de riffs, às letras inteligentes, os caras da Urublues fazem justiça aos ambientes escuros, impregnados de cerveja e cigarro, que suas canções evocam. Sabe aquele quarto de hotel fodido, construído para abrigar os romances que acabam na ponta da faca? Aumente o volume e puxe uma cadeira. A Urublues já amolou a lâmina pra você.

Impossível não mencionar a importância do gaitista Igor Cortes no disco. Figurinha carimbada, solicitada por meio mundo de gente, o músico enche o disco com escalas rasgadas que, se não chegam a ameaçar as guitarras de Ferdinando, emprestam um colorido especial às harmonias construídas pelo baixo preciso de Fábio Santana. Blues no talo, com todos os venenos que derrubaram nossos heróis.

Clipping na Internet

·         http://www.divirta.se.gov.br/noticias/rock-sertao-acontece-neste-fim-de-semana

·         http://www.jornaldodiase.com.br/viz_conteudo.asp?codigo=1952010839243197

·         http://escarronapalm.blogspot.com/2010/03/3-anos-de-programa-de-rock.html

·         http://spleencharutos.wordpress.com/2010/11/24/urublues-na-balada-de-um-trem/

·         http://www.overmundo.com.br/agenda/aracajunblues

·         http://www.fotolog.com.br/aneisdevento/77167154

·         http://lojinhadosdiscos.blogspot.com/2010/02/urublues.html

·         http://www.rocksergipe.com/2007/10/urublues-na-estrada-do-sol.html

·         http://www.infonet.com.br/cultura/ler.asp?id=106450&janelaenviar=sim&acao=imprimir

·         http://www.infonet.com.br/cultura/ler.asp?id=106575&titulo=cultura

·         http://pdrock-sergipe.blogspot.com/2010/03/urublues-lanca-segundo-cd-demo-no.html

·         http://agendaculturalaracaju.blog.emsergipe.com/2008/07/31/urublues-the-baggios-e-os-trouxas-dia-0208-no-capitao-cook/

·         http://cebolada-ita.blogspot.com/2010/11/urubluesmpg.html

·         http://cebolada-ita.blogspot.com/2010/11/noite-fora-do-eixo-apresenta-na-casa.html

·         http://cebolada-ita.blogspot.com/2010/12/urublues-parte-2-casa-cultiva.html

·         http://cebolada-ita.blogspot.com/2010/10/o-festival-de-artes-tobias-barreto-17.html

·         http://cebolada-ita.blogspot.com/search?updated-max=2010-08-28T10%3A52%3A00-07%3A00&max-results=100

·         http://cebolada-ita.blogspot.com/2010/05/aperipe-fm-transmite-debate-sobre.html

·         http://cebolada-ita.blogspot.com/2010/05/urublues-no-rock-sertao-2010.html






URUBLUES na internet

myspace.com/urublues

@banda_urublues (twitter)

facebook.com/urubluesbanda

http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=112669215964236223

http://www.facebook.com/bandaurublues

www.flickr.com/banda_urublues

www.urublues.xpg.com.br

http://www.tnb.art.br/rede/urublues

_____________________________________________________

FÁBIO COSTA SANTANA

URUBLUESBASS



Nenhum comentário:

Postar um comentário