quarta-feira, 24 de abril de 2013

Espaço Cultural da Alese abre hoje homenagem a Joubert Moraes 23/04/13



O Espaço Cultural da Assembleia Legislativa recebe uma presença ilustre nesta terça-feira: Joubert Moraes. A mostra faz uma homenagem a um dos mais importantes artistas de Sergipe, com exposições de suas obras, esculturas e de fotos que mostram sua trajetória desde a década de 60. A mostra prossegue até 20 de maio. 
Também integra a homenagem a Joubert uma apresentação musical da cantora Amorosa e o lançamento do livro 'Aracajoubert', de autoria de Mário Britto. O coquetel de abertura será às 18h30.
Joubert Moraes, nasceu no dia 13 de dezembro (dia de Santa Luzia) de 1947, as margens do rio São Francisco, na cidade de Propriá. Aos treze anos já esboçava seus primeiros quadros. Na adolescência frequentou a Galeria Acauã, o atelier de Florival Santos e J. Inácio. No final dos anos 60 foi para Salvador fazer o Curso Livre de Arte com o professor Juarez Paraíso na Escola de Belas Artes. A Bahia lhe trouxe novas perspectivas, através de Aleixo Belov, navegador solitário, e Lev Smarscheviski, arquiteto russo, descobriu a abstração. Luiz Jasmim, Tatty Moreno, Fernando Coelho faziam parte do núcleo de artistas que estava se formando.
Joubert Moraes, pintor, músico e escultor, mas sobretudo, pintor. É no óleo sob tela ou madeira que o gênio sergipano melhor se expressa e possui reconhecimento público. Restringir sua pintura a uma única escola é impossível. Seus traços e formas dão aos quadros características muito particulares, que vão do clássico, com a justa proporção renascentista, ao psicodelismo surrealista, ao abstracionismo expressionista.
(Fonte: Agência Alese)

Nenhum comentário:

Postar um comentário