terça-feira, 18 de junho de 2013

Mais Cultura nas Escolas será tema de audiência pública na Alese

Mais Cultura nas Escolas será tema de audiência pública na Alese


Na próxima quinta-feira, 20, a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Sergipe, presidida pela deputada Ana Lúcia, promoverá uma audiência pública para apresentar a agentes culturais e escolas públicas sergipanas o recém-lançado programa do Governo Federal Mais Cultura nas Escolas. O evento será realizado às 14h no plenário da Assembleia Legislativa e contará com a presença de Juanna Nunes Pereira, diretora de educação e comunicação para a cultura do Ministério da Cultura (MINC).
O objetivo da audiência pública é estimular a adesão das escolas sergipanas ao programa, a partir da abertura de um canal de diálogo e articulação entre os segmentos da educação e os agentes culturais sergipanos.
Idealizado pelos Ministérios da Educação e da Cultura, o programa Mais Cultura nas Escolas tem os objetivos de democratizar o acesso à cultura entre crianças, adolescentes e jovens das escolas públicas, e de valorizar o diálogo entre os saberes escolares e comunitários.
Para isso, o programa abre espaços nas escolas para que agentes culturais (pessoas físicas e instituições) de todas as áreas da cultura elaborem e desenvolvam, junto com as instituições de ensino, projetos culturais e educativos no âmbito escolar. Os projetos, chamados Planos de Atividades Culturais da Escola, podem ter duração de seis meses a um ano e devem ser construídos pelos agentes culturais em conjunto com as unidades escolares, respeitando suas diretrizes pedagógicas.
Através do Mais Cultura nas Escolas, o MinC irá financiar, ainda este ano, 5 mil projetos desta natureza com valores que vão de 20 a 22 mil reais, repassados por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola. Os projetos devem ser cadastrados pelas escolas via SIMEC até o dia 30 de junho de 2013. Após este período, as propostas serão avaliadas por representantes do MinC e do MEC.
Estão aptas a participar do processo de seleção todas as escolas integrantes dos programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador, em parceria com agentes culturais e instituições de todas as linguagens das artes e da cultura popular.
Eixos - O programa contemplará projetos em nove eixos: 1. Residência de artistas para pesquisa e experimentação nas escolas, 2 criação, circulação e difusão da produção artística, 3. Promoção cultural e pedagógica em espaços culturais, 4. Educação patrimonial- patrimônio material e imaterial, memória, identidade e vínculo social, 5. Cultura digital e comunicação, 6. Cultura afro-brasileira, 7. Culturas indígenas, 8. Tradição oral e 9. Educação Museal.
(Fonte: Ascom/Deputada Ana Lúcia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário