sexta-feira, 23 de julho de 2010

Nossa Terra Tem Cebola onde canta o Carcará

Conheça melhor a Serra de Itabaiana e nossa cultura.
     A Serra de Itabaiana está localizada na BR-235 com sua entrada principal a 5 km da cidade de Areia Branca, com outras 5 entradas dispersas pelos arredores do parque, e apenas 40 km da capital Aracaju. Além de ser um "cartão postal" de Itabaiana, é um Patrimônio Ambiental e marco histórico para cidade que também está no hino do time de futebol local. Mesmo antes da criação do Parque Nacional da Serra de Itabaiana, antes conhecida como Estação Ecológica da Serra de Itabaiana, em 15 de junho de 2005, com uma área de 7.966 hectares composta principalmente de Mata Atlântica e Caatinga. Seu quadro de visitantes é bem diversificado com pessoas de varias localidade do estado, de outros estados e também países, mas tendo sua predominância de alunos em excursão escolares e grupo de amigos.

Conheça o Parque dos Falcões em Itabaiana (SE)
     No Parque dos Falcões, em Itabaiana (SE), as aves de rapina são tratadas como animais de estimação. O criador deu inclusive nomes para elas: Pandora, Dara, Bebeto, Lucinha. Parque dos Falcões, em SE, se torna notícia nacional. A jornalista Thaís Fonseca e o fotógrafo Fernando Cavalcanti viajaram a convite da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) para Sergipe um dos principais portais de notícias do país, o UOL, divulgou nesta quinta-feira (6) uma matéria sobre o Parque dos Falcões, localizado na Serra de Itabaiana. O texto e as fotos foram feitas, respectivamente, pela jornalista Thaís Fonseca e o fotógrafo Fernando Cavalcanti. Eles viajaram para Sergipe a convite da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), do Governo de Sergipe.
     Aves de rapina são vistas de perto no Parque dos Falcões, em Sergipe.Ele vive quase recluso numa serra de Sergipe, mas sua popularidade chegou a vários estados e países, entre eles o Japão. O criador do Parque dos Falcões, José Percílio Mendonça Costa, se tornou referência em treinar aves de rapina, mesmo sem nunca ter estudado formalmente sobre elas. "Foi Tito que me ensinou tudo", diz, referindo-se ao seu primeiro pássaro, um falcão que hoje tem 25 anos. A amizade entre ambos começou quando Percílio tinha sete anos e ganhou um ovo de um amigo em Areia Branca, cidade onde vivia com a família. A partir de então, a convivência intensa e a observação da ave na natureza foram, segundo ele, o ponto de partida para o ofício ao qual se dedica. "Eu costumava ir com o Tito para a mata e observava a relação dele com os outros pássaros", conta. O resultado, anos depois, pode ser visto no trabalho do centro de conservação (legalizado pelo Ibama) e atração turística Parque dos Falcões, que cria mais de 300 aves de rapina, com atividades como reprodução em cativeiro, treinamento de aves para amizade e para defesa pessoal (no caso, a de Percílio). O local fica na Serra de Itabaiana, a cerca de 56 quilômetros da capital Aracaju, e recebe visitas agendadas a um preço de R$10 por pessoa. Com mais R$15, o visitante pode fazer um passeio pela mata da serra e visitar uma cachoeira.
     No parque, as aves também recebem cuidados de um veterinário e de um biólogo, seguindo as exigências do Ibama, e de um grupo de voluntários locais, que aprendem a manejar as aves com a ajuda de Percílio, um professor exigente segundo eles. "Tem que ter um bom punho para saber conquistar a confiança dela", diz o criador do Parque, apontando os requisitos para um bom "aprendiz". Além disso, afirmam que é preciso paciência e dedicação, coisas mais difíceis de ensinar. "Tem que entender o comportamento animal e ter amor à ave".

                            Chegança Santa Cruz de Itabaiana


     A Chegança é um folguedo de características variadas que dramatiza as dificuldades vividas pelos portugueses durante as conquistas - corsários, calmaria, motim e tempestade. Em algumas variantes inclui também o combate entre cristãos e mouros, quando aparece ainda um rei mouro, seus embaixadores e princesas. Os personagens vestem uniformes da Marinha, segundo o escalão militar, podendo também figurar nas apresentações, dois palhaços, um padre, um doutor.
     Em Itabaiana, temos a Chegança Santa Cruz ou de Zé da Biné que tanto orgulha Itabaiana. Chegança "Santa Cruz" desde 1947 mantendo viva as tradições folclóricas serranas.

                                Banda de Pífano São José


             Fundada em 14/04/1995. Na atualidade o grupo é liderado pelo senhor Valter Messias dos Santos. Residente à Rua Felisbelo Machado, Nº2375, no bairro Sítio Porto.
O grupo é formado por seis (6) componentes, que se apresenta em vários lugares, em eventos estaduais, municipais e instituições privadas, na intenção de manter viva as tradições folclóricas e culturais da nossa terra. O grupo é participante dos encontros culturais de Laranjeiras. O grupo, na realidade, tinha como fundador o senhor João Marcelo (falecido) e o senhor Antônio conhecido como “Pé de Inhame” (falecido). Estes dois homens durante muito tempo manteram o grupo com muito amor e dedicação.
     O grupo era localizado no bairro São Cristóvão e hoje é mantido pelo senhor Valter que sente orgulho em estar à frente do movimento folclórico há 15 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário