sábado, 28 de agosto de 2010

31 de Agosto 2010, Show com Dado Villa-Lobos e Banda UFS




31 de Agosto 2010, Show com Dado Villa-Lobos e Banda na UFS Bienal arte, ciência e cultura da UFS.
Local:Cidade Universitária Professor Jose Aloísio de Campos São Cristovão-se as 21h00min horas.
       Presença confirma da Banda Naurêa com seu mais novo trabalho BABELESKO e Guerreiros Revolucionários. 
ENTRADA MAIS QUE FRANCA... 

Ele integrou a maior banda de rock nacional
De todos os tempos: a Legião Urbana.
Guitarrista, vocalista, produtor,
dono de gravadora

Nome Do Álbum: Jardim de Cactus
Gravado no Estúdio RockIt! por Dado Villa-Lobos, Laufer e Gustavo Dreher, entre Março de 2000 a Julho de 2004
Lançamento site oficial: Junho 2006
Lançamento Black Records: 2009
Produzido por: Dado Villa-Lobos e Carlos Laufer
Assistente de Produção: Reginaldo Ferreira
Mixado por: Fabiano França no AR Estúdios
Assistentes de Mixagem: Léo Moreira, Luizão Dantas e Bruno Stehling
Masterizado por: Carlos Freitas no Classic Master
Projeto Gráfico: Fernanda Villa-Lobos
Fotos: Dado Villa-Lobos
Coordenação Gráfica: Adriana Trigona
01. Dois Ouvidos
02. Jardim De Cactus
03. Diamante
04. Dias
05. Cores Em Mim
06. Como Te Gusta?
07. Laufunk
08. Tropeço
09. Quase Nada
10. Luz E Mistério
11. Faveloura & Lov
12. Natureza
13. Nos Lençóis
14. Tristesse

Parabéns pelos seus 122 anos ITABAIANA-SE


Conheça nossa história:Itabaiana no início da República. 28 de agosto 

Em 1889 Itabaiana era uma cidade insignificante. Suas casas, na grande maioria, eram de taipa. Sobrados com arcadas de madeiras. Existia um cemitério que era localizado no fundo da Igreja Matriz, denominado de “Cemiterinho”.Esse cemitério foi desativado em 1913, quando da inauguração do atual.Vale salientar, que dentro da Igreja matriz, diversos personagens foram ali sepultados, dentre eles o cônego Domingos de Melo Resende, e que as pedras que cobriam os túmulos com dados dos das pessoas enterradas alí, foram destruídas quando da reforma da igreja, nos anos 70, pelo padre José Curvelo Soares.

Praticamente, todo o comércio era na Praça da Matriz, hoje Pça. Fausto Cardoso. Existiam três praças. A da Matriz já citada, a Pça. Santo Antonio, hoje Largo Santos Antonio e a Rua da Tenda, depois Pça. Santa Cruz, hoje Pça. João Pessoa.

 Passaremos a descrever os nomes das principais ruas de Itabaiana, na época, 
seguidos dos nomes atuais. Rua do Sol – Rua Gal. Valadão, Rua das Flores – Rua Barão do Rio Branco, Rua da Vitória – Rua Gal. Siqueira, Rua dos Lírios – Trav. José Cornélio da Fonseca, Rua do Cisco – Rua 13 de maio, Rua da Taba Lascada depois Rua do Futuro – Rua Tobias Barreto, Rua da Faísca – Rua São Paulo, Rua da Pedreira – Rua Marechal Deodoro da Fonseca, Rua do Cacete Armado – Rua Santa Cruz, Rua do Pinto – Rua Benjamin Constant, Rua do Canto Escuro – Rua José Mesquita da Silveira, Rua da Jaqueira – Rua Manoel Garangau. Rua do Beco Novo – Rua Cel. Sebrão, Rua do Cotovelo – Rua Augusto Maynard.

Os Itabaianenses para irem à capital sergipana, teriam que usar a estrada pra Laranjeiras em montaria de animais, num percurso que durava em média sete horas. Chegando em Laranjeiras, atrelavam os animais e seguiam de navio ou de trem, completando assim o percurso. 

História de Itabaiana - José Augusto Baldock


Personagens de Itabaiana: Maria Thetis Nunes (1923-2009)

Personagens de Itabaiana: Maria Thetis Nunes (1923-2009)
 Confira tmabém: Poeta versomaníaco lança obra póstuma em Itabaiana.


     O dia 25 de outubro de 2009 foi um domingo triste para Itabaiana. Nesta data falecia, em Aracaju, talvez a mais ilustre itabaianense de todos os tempos. Ela ostentava nada mais nada menos que o título de sergipana do século e era um dos nomes mais conhecidos de Sergipe em outros estados do Brasil e em Portugal.

     Maria Thetis Nunes nasceu em Itabaiana a 26 de janeiro de 1923, tendo como pais José Joaquim Nunes e Maria Anita Barreto. Quando tinha a idade de quatro anos, perdeu o pai, tendo sua mãe, com coragem e determinação, assumido toda a educação dos três filhos do casal. Thétis cursou a educação primária em Itabaiana, sendo aluna da professora Izabel Esteves de Freitas. O curso secundário fez no Atheneu Sergipense, na capital sergipana. Formou-se em Geografia e História na primeira turma da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia e em Museologia no Museu Histórico Nacional, em ambas obtendo sempre a primeira colocação.

Em 1945, tornou-se professora catedrática do Atheneu Sergipense, sendo a primeira mulher a fazer parte de sua Congregação, integrada pelos mais expressivos nomes da intelectualidade sergipana. Como mulher, também seria sua primeira diretora (1951/1954), destacando-se pelas reformas pedagógicas implantadas.

     Professora fundadora da Faculdade Católica de Filosofia, em 1951, tornava-se a primeira mulher sergipana a ingressar no magistério superior. Em 1956, como representante do Estado de Sergipe, cursou a primeira turma do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB). Ali permaneceu quatro anos como assistente da cadeira de História, dedicando-se à Pesquisa da História da Educação no Brasil. Em 1961 foi nomeada pelo Ministério das Relações Exteriores Diretora do Centro de Estudos Brasileiros na Argentina, onde permaneceu quatro anos, tendo lecionado nos cursos de pós-graduação da Universidade Nacional do Litoral.

Regressando a Sergipe, com a criação da Universidade Federal de Sergipe, em 1968, tornou-se professora titular de História do Brasil, História Contemporânea e Cultura Brasileira. Na qualidade de decana da UFS, por duas vezes ocupou a Vice-Reitoria. Aposentada com 47 anos de magistério, recebeu o título de Professora Emérita.

     Foi membro do Conselho Estadual de Educação de 1970 a 1981 e do Conselho Estadual de Cultura de 1982 a 1994, sendo sua presidente por seis anos. Foi presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe por 30 anos. Ocupou a cadeira nº 39 da Academia Sergipana de Letras.

     Escreveu importantes obras para a história de Sergipe: Sergipe Colonial I e II, Sergipe Provincial I e II, Catálogo dos Documentos Avulsos da Capitania de Sergipe (1619 - 1822, História da Educação em Sergipe e um importante texto para a história de Itabaiana: Ocupação territorial da vila de Itabaiana (1976). Tem ainda uma bibliografia de mais de uma dezena de livros, complementada com uma grande série de artigos e de pequenos ensaios.

     Thétis ainda é, apesar do seu legado, pouco conhecida dos itabaianenses. Ainda não há nenhuma homenagem a esse grande vulto da nossa história que apesar de viver longe da terra natal por décadas sempre nutriu um carinho especial por Itabaiana.


Referências Bibliográficas

OLIVEIRA, Norberto Rocha de. Maria Thétis Nunes: uma contribuição a historiografia sergipana. São Cristóvão, 1997. Monografia (Licenciatura em Historia) - Departamento de Historia, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe. 44 f.

SANTOS, Maria Nely. Professora Thétis: uma vida. Aracaju: Gráfica Pontual, 1999

Poeta versomaníaco lança obra póstuma em Itabaiana

     Amanhã, dia 28 de agosto, a partir das 20h30, teremos na Associação Atlética 
de Itabaiana a festividade alusiva à comemoração de emancipação política de Itabaiana. Um evento simples, porém de grande significância. Na ocasião teremos a entrega da comenda "Sebrão Sobrinho" a cinco cidadãos itabaianenses e o relançamento da obra Versomania do escritor itabaianense José Crispim de Souza.





terça-feira, 24 de agosto de 2010

CEBOLADA CULTURAL 2010





    Fruto dos encontros de um grupo de amigos, o projeto Cebolada pretende trazer para Itabaiana os talentos do cenário independente sergipano. Realizado uma vez por mês na Boate da Associação Atlética de Itabaiana, o Cebolada ganhará proporções de um mini-festival, em setembro, e levará para a Praça de Eventos da cidade representantes das mais variadas manifestações artísticas do estado. Com uma grade de programação bastante variada, o 1º Cebolada Cultural trará para os palcos de Itabaiana bandas que já são bastante conhecidas por aqueles que freqüentam os eventos considerados alternativos em Sergipe. O primeiro dia de apresentações (03/09/2010) contará com a presença das bandas NAURÊA (Aracaju), URUBLUES (Itabaiana), MAMUTES (Aracaju) e 900v6 (Aracaju). Já no dia 04, farão shows os grupos CABEDAL (Aracaju), KARRANCA (Itabaiana), ALAPADA (Aracaju) e CLAPTONES (Itabaiana).

     Além dessas atrações, diversos stands servirão de galeria para os artistas que quiserem expor suas obras. Dentre as manifestações culturais que poderão ser encontradas na Cebolada Cultural, estão: Exposição de Escultura e Pintura em tela, apresentações da Chegança, do Grupo de Pífano e dos Cabras do Frevo, recital de Poesia, Tatuagem, Dança, Teatro, Cinema, entre outros.

     Com um número de patrocinadores bastante restrito, o projeto Cebolada dribla as dificuldades para continuar de pé. A parceria traçada com as bandas é baseada no sentimento de cumplicidade e o valor arrecadado na bilheteria é dividido com os grupos, sendo parte da renda destinada para os cartazes, transportes e propaganda. "Mas fica claro que a vontade de tocar e mostrar trabalho supera as dificuldades", revela Flávio Viana, um dos responsáveis pela Cebolada.

     A entrada no 1º Cebolada Cultural é franca, cabendo aos presentes apenas prestigiar e valorizar a cultura local. "A maior intenção do projeto é ‘despertar' e com a música podemos almejar o que pretendemos: Criar um ponto cultural, ter uma identidade, fazer de nossa cidade uma CEBOLADA CULTURAL", declara Flávio Viana. 

Idade Mínima Necessária: 0+

Fonte: http://events.myspace.com/Event/6915724/1º-Cebolada-Cultural-- 
Ler mais: http://events.myspace.com/Event/6915724/1%c2%ba-Cebolada-Cultural--#ixzz0xXkiXs1p

domingo, 15 de agosto de 2010

CEBOLADA CULTURAL 2010

Dia 04 de Setembro Karranca na Cebolada cultural 2010
Misturando ritmos regionais como baião, maracatu, xote, funk... A banda é composta por Ferdinando guita, Davi batera, Danúbio vocal, Ricler (Tambor de Maracatu), Flávio Cebolada (bass).
Zaraguibuster é uma pequena homenagem ao Professor Ademir.


Capa do cd

Cartaz da Cebolada

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

CEBOLADA

 Rock no Interior Sergipano 2010
A Fator Rh mais uma vez tocará na festa da padroeira de nossa senhora da glória, na sexta dia 13 de agosto a partir das 21h00minh. Na praça onde acontece o rock sertão, a banda balanço da boiada também tocará na sexta feira 13. Acesso grátis.

v Rock sertão 09! Dias 13 e 14 de maio de 2011
                Já começou a operação rock sertão 09. Aguardem ótimas notícias... Bandas preparem seu material... Informações: www.rocksertão.com. br

v Rock in moita 03
Dia 13 de agosto de 2010 acontece em Moita Bonita/SE a terceira edição do Rock in Moita com as bandas - Nariz de 12 (Raimundos cover) + Os Animal (Mamonas cover) + boate! Na acmb, a partir das 20h00minh. Ingressos - mulher R$ 2,00 e homem R$ 4,00 reais

v Cebolada cultural 2010
Dias 03 e 04 de SETEMBRO de 2010 na praça de eventos de Itabaiana/SE. Acesso livre.
 Sexta-Feira dia 03 - Naurêa, Urublues, Mamutes e 900v6
 Sábado dia 04 - Cabedal, Karranca, Alapada, Claptones
 Divulguem e chamem todo o mundo para a cidade do eterno Adelardo.

v Rock provincial Gloria 06 
Dia 17 de setembro na aabb de nossa senhora da glória/se a partir das 20h00minh com apresentação de quatro bandas da cena independente de Sergipe.

v Rock provincial dores 05
No dia 16 de outubro - acontecerá na cidade de nossa senhora das dores/se a quinta edição do festival de música independente de Sergipe "rock provincial" a partir das 20h00minh. O festival acontecerá em praça pública, com a apresentação de quatro bandas da cena independente de Sergipe, palestra e oficina sobre produção musical independente. Acesso grátis. Chamem todo mundo.

Redação - Nossa Senhora da Glória(SE)