sábado, 18 de junho de 2011

Alegria, tradição e muito forró no primeiro dia de Arraiá do Povo


Alegria, tradição e muito forró no primeiro dia de Arraiá do Povo

Por Maíra Andrade, da Ascom/Secult

     O ritmo do forró tomou conta da Orla de Atalaia e o público compareceu em massa a primeira noite da festa caipira mais famosa do nordeste, o Arraiá do Povo. Aberto oficialmente na noite desta quinta-feira, 16, o local será até o fim do mês um espaço de muita música e resgate das tradições culturais do Estado. Na primeira noite do arraial, sergipanos e turistas de todas as idades, marcaram presença no evento, sempre com muita animação e mostraram que a festa já faz parte do calendário junino de Sergipe como um reduto das tradições e da rica cultura local.

     A secretária Estado de Cultura, Eloísa Galdino, foi conferir a primeira noite da festa e explicou que este ano, por conta das dificuldades orçamentárias do Governo, o evento precisou ser reduzido, o que não comprometeu o brilho e sua qualidade. “Mesmo com todas as dificuldades, conseguimos montar mais uma vez a estrutura do Arraiá do Povo, reduzida, mas garantindo a qualidade na estrutura, na organização e, sobretudo, na programação”, ressaltou.
     A gestora destacou ainda que o grande diferencial do evento é a cultura de raiz, presente a cada edição do arraial. “Aqui a tradição fala mais alto e é a força motriz do Arraiá do Povo. Por aqui passam as mais autênticas manifestações da cultura sergipana, que encontram um espaço para se aproximar da população, mais também para se mostrar para àqueles que vêm nos visitar, afinal, o turista se depara com o que Sergipe tem de mais forte, que é a sua identidade cultural”, finalizou.
     O Arraiá do Povo é uma iniciativa do Governo do Estado, que está no seu quinto ano de muito sucesso. A coordenação do evento é da Secult, que desenvolve um trabalho em conjunto com as Secretarias de Comunicação (Secom), Turismo (Setur), Infra estrutura (Seinfra), Saúde (SES), Trabalho (Setrapi) e Segurança Pública (SSP). Além disso, a Deso, SMTT, CPTran, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, SAMU, Juizado de Menores e Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente estão presentes garantindo o bem estar de todos que passam pelo local.
     Público cativo para a cultura de raiz
Para abrir em grande estilo o evento, a variedade na programação fez a diferença. Dos grupos Balança Eu e Ismael e os Filhos do Nordeste, ao singular Batalhão de Bacamarteiros do Povoado Aguada (Carmópolis), perpassando pela quadrilha junina Xodó da Vila e pelos repentistas José Bezerra e Vem vem do Nordeste, a programação foi pensada de maneira a animar o público e servir como uma mostra do que virá nos próximos 11 dias de festa. A multidão sempre muito animada, ainda dançou e cantou no ritmo dos forrozeiros Rogério e Edinho do Acordeon. 
     “Desde o início da festa nós sempre comparecemos, pois gostamos muito de dançar. Aqui é o melhor lugar da cidade para isso, pois é tranqüilo, organizado e tem sempre bons artistas se apresentando”, anunciou a aposentada de 75 anos, Valdirene do Nascimento, que não parava o passo com seu companheiro, Manoel Baptista.
     Eles não eram os únicos. Em meio à multidão que chegava ao local, cada vez mais casais se formavam e arriscavam alguns passos, contagiados pelo ritmo do forró. O sergipano Gineu Oliveira e sua esposa Avani Oliveira, também entraram no clima. O casal que mora no Rio de Janeiro, conta que sempre passam o São João em sua terra natal e o Arraiá do Povo é parada obrigatória durante a estadia em Sergipe.
     “Acho muito legal o trabalho que está sendo realizado aqui no Arraiá do Povo, principalmente por termos sempre músicos da terra se apresentando. Isso é muito bacana e só meu orgulha, pois mostra para pessoas, como a minha esposa, que é carioca, um pouco do há de mais belo na cultura do nosso Estado. É um trabalho exemplar de valorização cultural”, analisou Gineu.
Satisfação

Para os artistas que se apresentam há vários anos na festa, o sentimento é sempre de satisfação e contentamento, afinal, é no Arraiá do Povo que eles encontram amplo espaço para mostrar o que há de mais autêntico na cultura local.
     “O Arraiá do Povo é uma festa diferente e única, pois é um espaço que encontramos apenas a cultura local, o que é autenticamente sergipano. Isso é muito válido, pois nossos conterrâneos e também os turistas vem aqui e captam o que temos de melhor”, notou o forrozeiro Rogério.
     O presidente da quadrilha Xodó da Vila, Etelvan dos Santos, concorda com a opinião do forrozeiro, e completa que o Arraiá do Povo é também o espaço da diversidade da cultura local. “Posso dizer com toda a certeza que esta é a festa em Sergipe, que mostra verdadeiramente o que é cultura sergipana. Aqui grupos folclóricos, bandas de pífano e quadrilhas juninas tem espaço marcado e respeitado, e isso é muito importante para nós, pois mostra que o Governo admira e valoriza a nossa cultura”, enfatizou.

Presenças
     Estiveram presentes na abertura da festa o deputado federal, Márcio Macedo; o secretário de Comunicação, Carlos Cauê; o secretário adjunto da Comunicação, Sales Neto; o presidente da Acese, Alexandre Porto, além de representantes da Secretaria de Turismo e outros órgãos vinculados ao evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário