quarta-feira, 24 de abril de 2013

5° Festival Aperipê de Música 2013



Tire suas músicas da gaveta e mostre ao mundo. Estão abertas, a partir desta terça-feira, 23 de abril, as inscrições para o V Festival de Música da Aperipê, promovido pela Fundação Aperipê em parceria com a Associação das Rádios Públicas do Brasil (ARPUB). As inscrições deverão ser realizadas até dia 07 de junho de 2013, somente na sede da Fundação Aperipê, localizada na rua Laranjeiras, nº 1537, Bairro Getúlio Vargas, Aracaju-SE, de 7h às 12h.
       O Festival reforça o compromisso da Fundação Aperipê com a valorização da música sergipana e fomento à produção local. Revela e divulga obras musicais inéditas, abrindo espaço na programação das rádios Aperipê AM e FM para cantores, compositores, instrumentistas e arranjadores. Segundo o diretor-presidente da Fundação Aperipê, Luciano Correia, Sergipe já se reconhece neste festival, que vem dando visibilidade nacional aos músicos locais. “Esse festival teve origem na gestão anterior e por acreditarmos na importância da continuidade de experiências exitosas, planejamos uma reestruturação com intuito de avançarmos na afirmação da música como um dos principais produtos que representam nosso Estado nas várias formas de se consumir, produzir e promover”, afirma Luciano.
       São três etapas: pré-seleção, seleção e premiação nas categorias de “Letra e Música” e “Instrumental”. As músicas pré-selecionadas e selecionadas serão veiculadas na grade de programação das rádios Aperipê AM e FM respectivamente entre os dias 20 de junho a 10 de julho e 15 de julho a 15 de setembro, bem como estarão disponíveis no site www.aperipe.com.br durante os períodos citados. As doze músicas selecionadas pela comissão julgadora e as três escolhidas por voto popular serão divulgadas em setembro no evento de onde sairão as vencedoras nas seguintes categorias: melhor música com letra, melhor música instrumental, melhor intérprete vocal e melhor intérprete instrumental. Para em novembro, representarem Sergipe no V Festival Nacional de Música da Associação das Rádios Públicas do Brasil (ARPUB).

       Para participar, os compositores devem preencher a ficha de inscrição, acompanhados de um CD, indicando a categoria para a qual a música será inscrita, bem como demais itens necessários conforme edital.
Para fazer o download da ficha de inscrição, basta clicar aqui.
Para fazer o download do edital, basta clicar aqui.

V Festival de Música da Aperipê
Inscrições: até 07 de junho
Local: Fundação Aperipê, localizada na Rua Laranjeiras, nº 1537, Bairro Getúlio Vargas, Aracaju-SE, Cep 49055-380.
Hora | 7h às 12h
Fone | 79 3198 2704

Ponto cultural em Itabaiana" A Arte da Lutheria "


A Arte da Lutheria no Agreste

Instituição: Filarmônica Nossa Senhora da Conceição
Município: Itabaiana/SE
Atividades:

     O projeto pretende capacitar adolescentes e jovens para manutenção, reparo e confecção de instrumentos acústicos de cordas, tais como: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, violão, bandolim e cavaquinho. Além disso, o projeto desenvolverá oficinas de construção de instrumentos de percussão com materiais recicláveis e musicalização de crianças e adolescentes de Itabaiana e municípios da região agreste do Estado em situação de vulnerabilidade social. As oficinas proporcionarão aos alunos os primeiros contatos com a música e o desenvolvimento da auto-estima, consciência ecológica e cidadania.

Contato: filarmonicansc@yahoo.com.br

Secult participa de reunião na Comissão Nacional dos Pontos de Cultura



23/04/2013 - 17:32

Reunião contou com a presença da ministra Marta Suplicy (Foto: Ascom/MinC)Reunião contou com a presença da ministra Marta Suplicy (Foto: Ascom/MinC)

Na última quinta-feira, 18 de abril, o diretor da administração e finanças da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Iedo Flávio, participou de uma reunião da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, em Brasília, e acompanhou debates coordenados pela ministra Marta Suplicy e pela secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg.

Na reunião foram tratados temas como a prestação de contas dos convênios do Ministério da Cultura, em especial os dos Pontos de Cultura, com órgãos reguladores como a Controladoria Geral (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU), além do Ministério Público Federal (MPF). Foi discutido também a rede estratégica de Pontões, na qual a Ministra pontuou que está traçando uma estratégia com foco na educação, capacitação e comunicação para até agosto lançar um novo edital.

Dentro do encontro foram tratadas também questões que dizem respeito aos convênios com os Estados para ampliação do Programa Cultura Viva, além do fortalecimento das TEIAS estaduais. Segundo Iedo Filho, a reunião foi muito proveitosa uma vez que foi possível interagir com os gestores dos pontos de cultura de outros Estados. “Pudemos conhecer os agentes culturais dos próprios pontos, além, é claro, de se aproximar do Ministério da Cultura", frisou.

Outras questões

Outros temas que foram tradadas Comissão Nacional dos Pontos de Cultura foram o Vale Cultura, projeto que poderá ser integrado aos Pontos; o CEU das Artes, que pretende até o final de 2014 implantar aproximadamente 360 praças de cultura e esporte em todo o país; e o um edital voltado para a cultura e diversidade popular para apresentações nos grandes eventos da Copa e que será lançado em breve.


PMOC apresentará Quarteto de Saxofone de Itabaiana no dia 30 de abril 13


(Foto: Divulgação)PMOC apresentará Quarteto de Saxofone de Itabaiana no dia 30 de abril


Na próxima terça-feira, 30 de abril, o Palácio Museu Olímpio Campos recebe, a partir das 13h, a apresentação marcante do Quarteto de Saxofone de Itabaiana, grupo composto por instrutores e alunos da Sociedade Filarmônica.A apresentação acontece no Salão Multieventos do PMOC e a entrada é gratuita.
O grupo é composto pelos músicos Lafaete Noronha, Danielly Moura, Luan de Almeida e Wagner Bispo, que tocam três diferentes tipos de saxofones.
Sobre a música de câmara
A prática da atividade camerística permite o maior desenvolvimento individual e a ampliação da atuação da Sociedade Filarmônica junto às comunidades, visto que, por ser pequeno, facilitam apresentações em ambientes menores, democratizando ainda mais o acesso à cultura.

Escritores sergipanos se lançam no universo da literatura infantil 23/04/2013


Escritores sergipanos se lançam no universo da literatura infantil


O universo da imaginação infantil dá asas para que os adultos se lancem na tarefa de colocar no papel, histórias que fazem os pequenos viajar com os pés no chão. Foi assim desde Hans Cristian Andersen, autor de clássicos como ‘O Soldadinho de Chumbo’ e ‘O Patinho Feio’. Passando por Monteiro Lobato, que eternizou a Sítio do Pica-pau Amarelo, no imaginário das crianças brasileiras.
Essas duas personalidades são lembradas neste mês de abril com o Dia Internacional do Livro Infantil e Dia Nacional do Livro Infantil, dias 2 e 18, respectivamente, datas que marcam o aniversário dos dois. Em Sergipe, diversos escritores seguem a linha desses dois clássicos, e continuam dando vida e forma ao imaginário infantil através da literatura.
A escritora Telma Costa é um exemplo. Com 10 livros publicados, ela iniciou sua carreira como escritora de literatura infantil na década de 90, se lançando como uma das pioneiras dessa arte no Estado. Em 1997, lançou ‘O que você quer ser quando crescer?’ e mais recentemente, em novembro de 2012, o livro ‘Manias de uma princesa’.
Telma conta que após iniciar um trabalho como contadora de histórias sentiu a necessidade de criar suas próprias histórias e, daí, surgiu seu primeiro livro. Segundo ela, o trabalho que desenvolve como escritora e contadora de histórias é gratificante e através desse ofício, tenta chegar mais próximo do universo dos pequenos. “Eu escrevo muito sobre a vida, sentimentos, amizade e assuntos que envolvam as crianças, sempre com uma linguagem simples que atinja o coração delas”, explica a escritora.
A escritora Jeane Aguiar também acumula experiência na área e não esconde o fascínio que tem sobre o universo infantil.  Com três livros publicados, Jeane afirma que o que mais a motiva a continuar escrevendo para esse público é o prazer de ver que as crianças gostaram daquilo que escreveu. Para ela, escrever para crianças não é tarefa fácil, é um verdadeiro desafio.
“O diferencial é que criança é muito mais exigente em termos de leitura do que o adulto. Para elas, ou o texto é bom ou não é. As crianças são muito sinceras. Por isso, para conseguir prender a atenção temos que usar uma linguagem muito peculiar”, destaca a escritora, que recentemente lançou ‘A Maravilhosa História de Tia Rute’.
Quem também não se intimida com essa difícil tarefa é a escritora Maria Zélia Silva Rocha, mais conhecida como Ailez. Ela conta que resolveu se lançar nessa aventura depois dos 70 anos e já acumula no seu repertório quatro livros infantis e dois romances.  Através dos seus livros, ela procura sempre deixar uma mensagem para as crianças.
“Eu já acumulei muita história de vida como mãe e avó, e em meus livros eu sempre tento passar um pouco dessa vivência cotidiana. O mais importante que eu tento passar para as crianças é que elas devem aprender brincando”, ressalta Aliez. No próximo dia 17 de maio a escritora lança seu quarto livro infantil intitulado ‘Brincando de Céu’ e o seu segundo romance, o ‘Lírio Azul’. O lançamento acontece no Clube dos Engenheiros Agrônomos, a partir das 18h.
Literatura infantil em destaque
A Biblioteca Pública Infantil Aglaé Fontes de Alencar (Biafa) guarda em seu acervo uma significativa mostra da produção sergipana voltada para o público infantil. São dezenas de livros de diversos autores que estão à disposição do público para empréstimo, dentre eles os livros das autoras citadas neste texto.
Além disso, periodicamente, a Biafa promove encontros com autores sergipanos dentro do projeto ‘ 1,2,3... Era um vez’, principal projeto da unidade, que pertence à Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Ao longo dos últimos anos, já foram promovidos encontros com diversos autores sergipanos que se dedicam à literatura infantil, o projeto tem o objetivo de disseminar a produção literária de Sergipe e incentivar o hábito da leitura entre os pequenos. 
"Trabalhamos com muito carinho aqui na Biafa, sempre recebendo as crianças e fazendo-as viajar no mundo da literatura infantil. A receptividade aos autores sergipanos é sempre muito boa e sempre que fazemos as contações as crianças comparecem e ficam encantadas com as histórias que são produzidas aqui em Sergipe", argumenta Cláudia Stocker, diretora da Biblioteca Infantil.

Curta-SE 13 prorroga inscrições até 30 de abril 24/04/13


Curta-SE 13 prorroga inscrições até 30 de abril

24/04/2013 - 8:52
O Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) prorrogou as inscrições até o dia 30 de abril. Através do site www.curtase.org.br, os realizadores podem inscrever curtas nas categorias cinema digital, videoclipe, vídeo sergipano, vídeo de bolso, além de longa-metragem.
A decisão de prorrogar as inscrições veio a partir da solicitação dos próprios realizadores. “Como a Casa Curta-SE mudou de localzaição, alguns realizadores ainda continuaram a postar com o endereço antigo, mesmo tendo divulgado acerca da alteração. Com isso, pode ter havido retorno de conteúdo. Então, resolvemos prorrogar o prazo para que os realizadores possam ter o mesmo tempo de 15 dias para compensar o processo de transição”, explicou Deyse Rocha, produtora executiva do festival.
Serão selecionados até quarenta na categoria cinema digital, até dez vídeos sergipanos, até dez vídeos de bolso, até cinco longas e até dez videoclipes. Os vídeos de cada categoria passarão pela análise de três jurados.
Além das mostras competitivas, o Curta-SE traz também as mostras informativas, exibidas em espaços alternativos e em cidades do interior sergipano. O festival promove também seminários, oficinas e cursos gratuitos e abertos ao público. A 13ª edição do Curta-SE acontecerá de 16 a 21 de setembro.

(Fonte: Ascom/Curta-se)

Semana de museus contará com oficina de teatro de bonecos 24/04/2013



Quem gosta de teatro de bonecos terá uma ótima oportunidade de aprimorar seus conhecimentos durante a programação da XI Semana de Museus.  Dentre as atividades previstas para o evento, está uma oficina sobre a arte bonequeira que será promovida através de uma parceria com o grupo Mamulengo de Cheiroso.
O curso será totalmente gratuito e nele o participante terá a oportunidade de trabalhar o teatro de animação a partir de técnicas de confecção de bonecos e interpretação, resgatando a memória coletiva e dando enfoque aos personagens da história de Sergipe, a exemplo de Silvio Romero, João Ribeiro entre outros.
As aulas serão apresentadas na Casa de Cultura João Ribeiro, localizada na cidade de Laranjeiras, entre os dias 13 e 15 de maio, das 14h às 17h. As vagas são limitadas e os interessados devem realizar sua inscrição através do telefone (79) 3179-1916. A oficina é destinada a professores, estudantes das áreas de pesquisa, museologia, artes cênicas e pessoas da comunidade em geral, e tem carga horária de 12 horas.
Semana de Museus
A Semana Nacional de Museus acontece entre dias 13 e 19 de maio. Durante esse período a comunidade será convidada a refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema ‘Museus (memória + criatividade) = mudança social’. Participam dessa edição do evento 15 unidades museais da capital e do interior.
A iniciativa é do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e em Sergipe acontece sob a coordenação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com uma série de atividades, dentre elas exposições, palestras, seminários, oficinas e apresentações culturais. Clique aqui e saiba mais sobre a Semana dos Museus.