sexta-feira, 5 de julho de 2013

Cine Vitória será inaugurado oficialmente

Cine Vitória será inaugurado oficialmente na próxima quarta-feira, 10
05/07/2013



     A próxima quarta-feira, 10 de julho, promete ser uma data histórica para a cena cultural de Sergipe. Isso porque o Governo Federal e o Governo de Sergipe inaugurarão oficialmente o Cine Vitória, espaço de exibição de filmes que marca a volta do cinema de rua em Aracaju. O espaço será gerenciado pela Casa Curta-SE, instituição sem fins lucrativos    ligada à área do audiovisual.                         
O Cine Vitória funcionará na Rua do Turista (antiga Rua 24 Horas), localizada à Rua Laranjeiras, 307, centro da capital sergipana. A instalação do espaço foi viabilizada através de um convênio firmado entre o Governo de Sergipe e o Ministério da Cultura (MinC). Para que a volta do Cine Vitória se tornasse realidade, foram investidos, aproximadamente, R$ 272 mil numa moderna estrutura.
A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, acredita que a inauguração do cinema representa diversos aspectos positivos para a cultura sergipana. “O Cine Vitória terá uma programação diferenciada do circuito comercial, está localizado no centro da nossa capital, os ingressos serão vendidos a preços populares e os curtas e longas metragens produzidos em Sergipe integrarão a programação. Esses pontos contribuirão para o acesso da população à cultura e fomentar a produção audiovisual sergipana”, diz.
História
O Cine Vitória foi inaugurado em outubro de 1934 como ‘Cinema Vitória’, pertencente à Ação Solidária dos Trabalhadores. Funcionou por décadas na Rua Itabaianinha, centro de Aracaju, até ser fechado na década de 80. Com a criação da ‘Rua 24 Horas’, no final da década de 90, foi novamente instalado no local, mas teve suas atividades encerradas. O novo Cine Vitória tem capacidade para 130 espectadores e uma estrutura moderna apta a receber confortavelmente o público que freqüentar o espaço. "Funcionamos em caráter experimental no mês de maio, durante o Festival Varilux, e foi uma oportunidade para avaliar a receptividade do público e o funcionamento dos equipamentos antes da reabertura oficial. A resposta foi positiva e estamos muito confiantes quanto ao sucesso do Cine Vitória nessa nova fase. Esta é uma janela que se abre para a produção sergipana", diz Deyse Rocha, diretora da Casa Curta-SE. Além da exibição de filmes nacionais e estrangeiros, funcionará no espaço o projeto ‘Sergipe Memória em Rede’, com produções sobre a história do Brasil com acesso gratuito à população nestas sessões.

Estreia de ‘Aos Ventos que Virão’
A noite de reabertura oficial do Cine Vitória será marcada pela estréia de ‘Aos Ventos que Virão’, filme do diretor Hermano Penna, gravado em Sergipe e patrocinado pelo Governo do Estado, que condicionou o apoio financeiro à participação de agentes culturais sergipanos na produção.
“Ficamos felizes em reabrir o Cinema Vitória com este filme. Foi a Casa Curta-SE quem coordenou e produziu as diversas oficinas do longa – como a oficina de produção e preparação de elencos. Saber que um filme rodado em Sergipe com a nossa contribuição vai estrear no Cine Vitória nos dá uma sensação de dever cumprindo”, reforçou Deyse Rocha.

O filme narra a história de Zé Olímpio (Rui Ricardo Diaz), um jovem cangaceiro que, após o bando de Lampião ser dizimado, precisa fugir para São Paulo. Tempos depois, ele resolve retornar ao Nordeste e logo se torna político. É quando descobre a corrupção e a injustiça, ao ver um juiz impedir que seus eleitores possam votar. Revoltado, ele passa a ter atitudes agressivas como protesto. Além do diretor Hermano Penna, estarão presentes na noite de estreia os atores Rui Ricardo Diaz, Luís Miranda e Emanuelle Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário