sexta-feira, 12 de julho de 2013

VITORIOSO: 2º ATO DO MOVIMENTO #VEMPRARUAITABAIANA ATINGE O SEU OBJETIVO


Resposta aos “besouros rola-bosta” de Itabaiana/SE


Estamos vivendo, em 2013, um momento único país. Parte significativa da população brasileira cansou da decadente e injusta realidade e foi às ruas para reivindicar melhorias e mudanças nos diversos setores da sociedade. Este povo que está nas ruas, foi gritar a indignação que já estava engasgada há anos ou quem sabe décadas.

O que faltava para isso acontecer? Um pouco de coragem ou de inspiração? Pode ser. Acredito que as manifestações na Turquia e na Grécia foram essencialmente importantes para inspirar uma nação que ainda não estava enxergando a luta dos movimentos populares que sempre estiveram nas ruas e se organizando cotidianamente através dos trabalhos de base.

Em Itabaiana não foi diferente. Pois aqui já havia e ainda há uma juventude cansada dos mandos e desmandos políticos. Cansada do descaso e do conservadorismo que infestam preconceitos e atitudes intolerantes em nosso meio. Cansada da histórica bipolaridade politiqueira que torna a maior parte das famílias itabaianenses refém do clientelismo.

Sim, é o que temos nessa nossa sociedade marcada pelo poder do atraso social. A troca de favores entre ricos e ricos e ricos e pobres é a mola propulsora que rege o que ainda chamamos de democracia em nossa cidade e até mesmo em nosso país.

Então como podemos falar em democracia se o que determina nossas eleições são o dinheiro e o interesse pessoal? Chegamos ao ponto da desumanidade ao ignorar o interesse coletivo?!

Chegamos! Mas essa “rapaziada” destemida já conseguiu entender essa relação histórica. E mesmo com terror provocado pela “burguesia local” e pelos líderes da POLITICAGEM itabaianense, essa “rapaziada” com toda a coragem foi às ruas no dia 28 de julho, realizando o 1º Ato do #vempraruaitabaiana. O povo foi às ruas de peito aberto, deu a cara a bater, e calou a boca de muita gente.

Para além deste primeiro ato, consolidamos um movimento permanente, no qual há pessoas que querem realmente mudar Itabaiana. E por isso, a necessidade de um 2º ato. Porque construímos uma proposta de mudança para nossa cidade no que concerne à questão da segurança, que vamos levar para votação na Câmara.

No dia 11 de julho, “Dia Nacional de Lutas”, saímos da UFS para realizar o nosso 2º ato que foi divulgado para o povo nas rádios, redes sociais e sites de notícias. Convidamos o povo para fortalecer essa luta que é de todos. E como não fizemos no primeiro, não fizemos no segundo ato o anúncio às autoridades, pois não é nossa obrigação nem precisamos pedir permissão para protestar. É um direito do povo! E quem deve ser avisado é o povo em geral.
Neste 2º ato tivemos um baixo número de pessoas? Tivemos. Fomos poucos sim, mas tivemos a coragem de uma grande massa. Passamos pelas principais ruas de Itabaiana, paramos o trânsito tentando conscientizar muitos daqueles que queriam passar por cima dos manifestantes com seus carros e suas motos. Gritamos bem alto e todos ouviram nossa voz! Fomos em direção à Câmara Municipal de Itabaiana e realizamos nossa Plenária Popular. Fomos Vitoriosos! Atingimos nosso objetivo.

Mas como já é de costume em nosso município, a colônia de besouros rola-bosta continua a crescer, principalmente nos meios de comunicação. Pego emprestada uma analogia do pensador Leonardo Boff para deixar o meu profundo pesar àqueles que ainda são desprovidos de inteligência e coerência.

E aí eu vou me direcionar, primeiramente, a determinados donos e participantes de grupos que discutem politicagem (e não política) em redes sociais, e que ao invés de estarem nas ruas também, ficam atrás das telas de seus computadores desrespeitando o povo que está na luta, quando o chama de burro, de alienado ou politiqueiro. Meu conselho: olhem-se no espelho, e façam uma reflexão! Não sucumbam na ignorância!

Direciono-me também a um determinado radialista (e que serve para outros radialistas e políticos da mesma espécie), besouro rola-bosta, que publica uma matéria (de credibilidade muito duvidosa) definindo o protesto como um fracasso.

Caro radialista besouro, nós somos estudantes universitários e secundaristas, trabalhadores independentes de diversos setores (educação, saúde, advocacia, comércio etc) que nos unimos, nos ORGANIZAMOS, divulgamos e saímos às ruas em prol de uma causa que é de todos itabaianenses, inclusive sua. Fomos poucos? Novamente, repito que fomos sim! Não tivemos uma maior adesão? Não! Dizem as más línguas que é porque fazemos politicagem (risos). Ou é um movimento politiqueiro.


Eu analiso e interpreto que foi pelo contrário. Analiso que tivemos um baixo número de pessoas neste 2º ato, porque infelizmente, a refém população percebeu que não se tratava nem de um Fogaréu nem de uma Onda Azul. Ou até mesmo por outras razões, como a despolitização e a empolgação momentânea. Não temos como saber, mas divulgado o evento foi. Todavia, não precisamos apenas de números, precisamos de qualidade e de pessoas comprometidas. Quem venha a somar de fato à nossa luta.

Então besouro rola-bosta (radialista), você comete uma grande incoerência ao dizer que fracassamos. Fracasso foi o que você escreveu. Fracassados são os seus informantes. Fracasso é cheirar a bunda de políticos descomprometidos por interesse pessoal. Fracasso é desrespeitar o povo itabaianense de luta. E se você que trabalha informando, se mostra tão desinformado e mal intencionado ao tentar manipular a população, você também é um fracasso no que faz.

Temos muito trabalho a fazer! Colher assinaturas de 5% da população eleitoral do município para levarmos nosso Projeto de Lei de Iniciativa Popular à votação na Câmara. 

Eu? Acredito nessa “rapaziada”:



E Vamos à Luta!

Ass.: David Pimentel (Itabaianense nato e Manifestante do Movimento #VemPraRuaItabaiana)

Obs.: "Os besouros rola-bosta são conhecidos popularmente por este nome pelo fato de que muitas espécies fazem pelotas de fezes e enterram no solo para serem usadas, mais tarde, na alimentação e/ou reprodução". Fonte: http://www.terrana.com.br/brasilanimal/BESOURO%20ROLA%20BOSTA/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário